Descrição
O consórcio é a modalidade mais inteligente de compra parcelada de imóveis, uma forma colaborativa de poupar dinheiro em grupo. Você compartilha objetivos com outras pessoas e paga parcelas mensais para ter direito ao crédito.
O valor da parcela varia de acordo com o crédito e o prazo escolhidos, e não há a cobrança de juros nem de entrada (apenas de uma baixa taxa de administração). Ao receber o crédito, é possível usá-lo para comprar, reformar ou construir imóveis residenciais ou comerciais. O consórcio também funciona como um investimento.
Para garantir que você não perca seu poder de compra, o valor do crédito e das parcelas são atualizados anualmente pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).
A contemplação pode acontecer através de sorteio ou lance. O primeiro se utiliza dos resultados da extração da Loteria Federal, que equivalem aos números das cotas. Já o lance, que é a antecipação do pagamento das parcelas, pode ser fixo, livre ou limitado.
Vantagens do Consórcio
-
Compartilhamento: o consórcio reúne pessoas com objetivos parecidos, que se autofinanciam para a aquisição de algum bem. Todo mês, cada um colabora com um determinado valor e mensalmente alguém é premiado com o crédito e pode conquistar o que planejou, até chegar a sua vez. Porque vencer em grupo é sempre mais fácil.
-
Economia: você não paga juros, entrada, taxa de adesão, fundo de reserva ou seguro de quebra de garantia e ainda negocia bons descontos. Afinal, o pagamento é feito de forma parcelada, mas após a contemplação a compra acontece à vista.
-
Planejamento financeiro: o consórcio de imóveis é uma forma programada de compra que tem como objetivo não comprometer o orçamento. A modalidade também ajuda as pessoas que não têm o hábito de poupar dinheiro.
-
Segurança: o sistema de consórcios é fiscalizado pelo Banco Central e regulamentado pela Lei 11.795, a Lei dos Consórcios.
-
Flexibilidade: você pode escolher o valor do crédito e como utilizá-lo e também pagar menos (70%) até a contemplação, o que chamamos de parcela reduzida.
-
FGTS*: use o seu saldo para pagar as parcelas, ofertar um lance ou complementar o valor do crédito. Após comprar o seu imóvel, o benefício ainda pode ser usado para quitar o saldo devedor.
- *De acordo com as normas do Conselho Curador da Caixa Econômica Federal